sábado, 20 de abril de 2013

O seguimento da Cruz

Muitas pessoas querem conhecer Jesus e ouvir tudo o que ele tem para dizer, mas não querem escutar tudo, mas sim apenas alguns pontos que lhes interessam para a satisfação dos seus desejos e necessidades. Quando essas pessoas ouvem tudo o que Jesus tem para dizer, se escandalizam, afastam-se dele e não querem mais segui-lo. De fato, é muito fácil dizer que Jesus tem palavras muito bonitas, mas nem sempre é fácil aceitar as exigências do Evangelho. Porém, não podemos nos esquecer que somente Jesus tem palavras de vida eterna, e que só consegue ouvir de fato as palavras de vida eterna quem crê firmemente que ele é o Santo de Deus e busca imitá-lo verdadeiramente na busca da santidade. (CNBB, Comentário ao Evangelho Jo 6, 60-69)


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Um convite especial

Compreender os símbolos e os gestos litúrgicos, nos possibilita mergulhar no Mistério da Celebração Eucarística.

A Liturgia, a Santa Missa, não é um ritual repetitivo. É, sim, uma celebração cujos intervalos de acontecimento são praticamente ininterruptos. Em todas as partes do mundo, a cada hora, ou a cada minuto (não é possível medir a precisão) é iniciada a Celebração Eucarística, em mosteiros, igrejas, hospitais, escolas, comunidades, ambientes de trabalho... As mesmas leituras, as mesmas "fórmulas" de oração, dentro dos ritos. E, apesar de aparentemente ser tudo igual... é tudo novo! Renova-se a cada instante o "Sacrifício do Cordeiro"... Quem mergulha, quem vive a Eucaristia em toda sua riqueza de significado e sentido, tem sua vida transformada por ela.

Já se tornou popular a expressão "Domingo sem missa, semana sem graça. Viva na Graça, participando da Missa". E, quando compreendemos o que estamos celebrando, o sentido de cada gesto, de cada oração, de cada símbolo, temos como que os olhos abertos e as trancas do coração quebradas...

Iniciamos a Santa Missa, celebrando em honra e em "Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"... e nos despedimos para continuar a vivê-la na vida ordinária, 'em Paz e com o Senhor nos acompanhando"... entre essas duas saudações, acontece o Milagre!

Infelizmente, muitos de nós crescemos sem uma correta compreensão deste "Mistério de amor" celebrado... e uma renovada catequese se faz necessária em nossa vida adulta. É com este objetivo de ajudar nossos jovens e adultos católicos a reconhecerem e "tomarem posse" das riquezas de nossa fé, que iniciamos a produção e agora oferecemos o Curso Introdução a Liturgia.

Só podemos pedir que Deus abençoe, cada turma e que todas as aulas aconteçam, também, para honrar ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo... e que o Senhor fique conosco!

Confira o vídeo de Convite para o Curso Introdução à Liturgia.





Matrículas abertas. Acesse nosso site.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Curso Introdução à Liturgia é gravado em capela centenária na Lagoa dos Patos

Novo curso Introdução à Liturgia, lançado no mês de aniversário do IEAD RCCBRASIL, foi o primeiro curso gravado fora de nosso estúdio.
Diácono João Paulo Veloso em gravação do curso
Introdução à Liturgia do IEAD RCCBRASIL

Uma capela particular, da Família Assumpção, da cidade de Pelotas/RS, serviu de cenário para as gravações realizadas em agosto/2012. Dona Leocádia, a proprietária da estância localizada na região do Laranjal (sul da Lagoa dos Patos), gentilmente nos cedeu o uso do local  para dois dias de intenso, produtivo e rico trabalho. Construída há mais de um século, a capela guarda a riqueza de uma geração, que na simplicidade e riqueza de detalhes tinha orgulho de guardar e demonstrar sua fé piedosa.

Confira os detalhes dos "bastidores" desse trabalho, em nossa galeria de fotos da nossa Fanpage. Não é necessário ter conta no Facebook para visualizar as fotos, apenas clique aqui e na sequência de fotos para ler os comentários e acompanhar como foi o trabalho.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O projeto da Sede Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil tomando forma



Um grade sonho começa a se tornar realidade...

Começa a "tomar forma" este local, dedicado exclusivamente ao culto e devoção ao Espírito Santo, destinado a salvaguardar as riquezas da Igreja e difundir a Cultura de Pentecostes.