terça-feira, 23 de junho de 2015

A pessoa não pode anunciar a Palavra de Deus sem tê-la antes vivido

"Lampada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho."(Sl 118,115)

Há 5 anos o nosso Instituto de Educação a Distância da Renovação Carismática Católica do Brasil (IEAD RCCBRASIL) vem ofertando cursos na área de Bíblia, com o objetivo de aproximar as pessoas da Palavra de Deus.

O primeiro curso, lançado em 2010, trabalha aspectos da Revelação Divina, a doutrina da Igreja sobre a Bíblia, e traça um roteiro de leitura orante da Palavra, com o método da Lectio Divina (ler, meditar, orar, contemplar). Introdução aos Estudos da Bíblia. É um curso realizado online, produzido pelo IEAD RCCBRASIL e ministrado pelo professor Marcos Volcan, mestre em Ciências da Religião pela PUCRS.

Já o segundo curso, Instrumentos Eficazes para Melhor Compreender a Bíblia, é ancorado nos instrumentos da exegese (leitura crítica do texto bíblico) e objetiva a compreensão aprofundada do texto. Orienta os cursistas ao estudo com o método exegético, que visa diminuir a possibilidade de uma leitura fundamentalista da Bíblia. É ministrado pelo Prof. João Cláudio Rufino, Teólogo e Filósofo, Mestre na área de Bíblia pela PUCSP. Ambos os cursos mantêm-se com inscrições abertas no site do Instituto, com abertura de turmas mensais.

Uma das questões que os alunos e as pessoas de um modo geral se deparam é, o que é mais importante a leitura orante ou o estudo crítico da Bíblia?

Para dar pistas sobre isso, Quais atitudes deve ter o católico diante da Bíblia? Apresentamos Os conselhos do Papa Francisco. Traduzimos um texto da Agência de Notícias ACI, que apresenta o discurso do Papa aos membros da Federação Católica Bíblica em 19 de junho de 2015. Acompanhe a seguir a tradução na íntegra:
---

sábado, 20 de junho de 2015

Assista ao lindo vídeo da nova Encíclica Laudato Sí sobre o meio ambiente e faça o download da encíclica na íntegra

Assista ao belo vídeo da Encíclica Laudato Sí, de Papa Francisco, sobre o cuidado com o Planeta (nossa casa comum).



O texto a seguir é a tradução das legendas do vídeo que estão em italiano, inglês e espanhol:

"Que mundo queremos deixar àqueles que nos sucederão, às crianças que estão crescendo?
Basta olhar a realidade com sinceridade para ver que há uma grande deteriaração de nossa casa comum.

Estes problemas estão intimamente ligado à cultura do descarte.

Um problema particularmente sério é o da qualidade da água disponível para os pobres.
O clima é um bem comum de todos e para todos.
As convicções da fé oferecem aos cristãos grandes motivações para o cuidado da natureza e dos irmãos e irmãs mais frágeis.

Especialmente deveriam nos indignar as enormes inequidades que existem entre nós.
Uma ecologia integral implica dedicar um pouco d etempo para refletir sobre nosso estilo de vida e nossos ideais.

Caminhemos cantando. Que nossas lutas e nossas preocupações por este planeta não nos tirem a alegria da esperança." (Papa Francisco, CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’, DO SANTO PADRE FRANCISCO, SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM)

Texto do vídeo produzido pelo Vaticano na divulgação da nova Encíclica do Papa Francisco)