sexta-feira, 19 de abril de 2013

Um convite especial

Compreender os símbolos e os gestos litúrgicos, nos possibilita mergulhar no Mistério da Celebração Eucarística.

A Liturgia, a Santa Missa, não é um ritual repetitivo. É, sim, uma celebração cujos intervalos de acontecimento são praticamente ininterruptos. Em todas as partes do mundo, a cada hora, ou a cada minuto (não é possível medir a precisão) é iniciada a Celebração Eucarística, em mosteiros, igrejas, hospitais, escolas, comunidades, ambientes de trabalho... As mesmas leituras, as mesmas "fórmulas" de oração, dentro dos ritos. E, apesar de aparentemente ser tudo igual... é tudo novo! Renova-se a cada instante o "Sacrifício do Cordeiro"... Quem mergulha, quem vive a Eucaristia em toda sua riqueza de significado e sentido, tem sua vida transformada por ela.

Já se tornou popular a expressão "Domingo sem missa, semana sem graça. Viva na Graça, participando da Missa". E, quando compreendemos o que estamos celebrando, o sentido de cada gesto, de cada oração, de cada símbolo, temos como que os olhos abertos e as trancas do coração quebradas...

Iniciamos a Santa Missa, celebrando em honra e em "Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"... e nos despedimos para continuar a vivê-la na vida ordinária, 'em Paz e com o Senhor nos acompanhando"... entre essas duas saudações, acontece o Milagre!

Infelizmente, muitos de nós crescemos sem uma correta compreensão deste "Mistério de amor" celebrado... e uma renovada catequese se faz necessária em nossa vida adulta. É com este objetivo de ajudar nossos jovens e adultos católicos a reconhecerem e "tomarem posse" das riquezas de nossa fé, que iniciamos a produção e agora oferecemos o Curso Introdução a Liturgia.

Só podemos pedir que Deus abençoe, cada turma e que todas as aulas aconteçam, também, para honrar ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo... e que o Senhor fique conosco!

Confira o vídeo de Convite para o Curso Introdução à Liturgia.





Matrículas abertas. Acesse nosso site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário