quarta-feira, 15 de maio de 2013

Por que uma formação cristã continuada, isso é moda?


Para lançar luzes a essa questão, compartilhamos com vocês um trecho do livro Batismo no Espírito Santo do ICRRS (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica). Vamos à leitura:

"Crescimento Contínuo:*

“Eles mostravam-se assíduos aos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraternal, à fração do pão e às orações” (Atos 2:42). Se o batismo no Espírito é para ser uma graça duradoura, deve haver um comprometimento com as práticas que constroem uma forte vida espiritual. Da mesma forma que na Igreja primitiva, estas práticas incluem formação, comunhão fraterna, os sacramentos e oração.  

A formação deveria ajudar as pessoas a desenvolverem o hábito da oração diária e da leitura da Sagrada Escritura na forma de lectio divina.

O batismo no Espírito dá um forte impulso à formação na comunidade. De forma ideal, o Seminário de Vida no Espírito leva à formação de pequenos grupos de partilha da fé que se reúnem regularmente. Os pequenos grupos dão às pessoas o contexto para desenvolverem comunhão e amizade, para partilharem suas alegrias, tristezas, e fardos; e para aprenderem a rezar uns pelos outros e se ajudarem mutuamente no chamado à santidade. Tais grupos são um poderoso antídoto para a solidão e despersonalização da sociedade contemporânea. Na verdade, é impossível viver a vida cristã sem alguma forma de vida em comunidade.

Deveria ser dada aos participantes a oportunidade de continuarem a aprofundar seu conhecimento sobre a fé e os santos e as tradições da Igreja. Há necessidade de formação sobre o ensinamento moral da Igreja, especialmente em vista dos muitos ataques da cultura secular. A catequese da teologia do corpo, do Papa João Paulo II sobre o amor humano no plano divino, é particularmente útil para dar às pessoas a visão da beleza do plano de Deus para a vida humana.

Finalmente, as pessoas deveriam continuar a alimentar sua vida espiritual participando regularmente e de maneira totalmente sincera do sacramento da reconciliação e da Eucaristia, “fonte e ápice de toda a vida cristã” (Catecismo da Igreja Católica, 1324)."

* Fonte:  ( ICCRS, Comissão Doutrinal do. Batismo no Espírito Santo. Pelotas/RS: Editora RCCBRASIL,  2013. p 82-83. Grifos nossos)
----
Se o tema é formação continuada, "crescimento contínuo", indicamos alguns dos trabalhos que temos desenvolvido ou ajudado a desenvolver:

Para ampliação do tema, Catequese da Teologia do Corpo do Papa João Paulo II indicamos o artigo de João Paulo Veloso, publicado na Revista Teológica Veni Creator, 3ª edição. - Informações sobre o artigo e a revista em http://www.rccbrasil.org.br/venicreator/terceira-edicao.html.

Para desenvolver seu plano de leitura para conhecimento e meditação das Sagradas Escrituras, com a prática da Lectio Divina, este tema é tratado especialmente no Curso Introdução aos Estudos da Bíblia e como aula temática sobre a Leitura Orante da Bíblia no Curso Amigos de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário